doenças de pele

A pele é um órgão vital e exerce múltiplas funções como: regulação térmica, defesa orgânica, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).
A Dermatologia atua em todas as condições e doenças que envolvem a pele: desde simples infecções, reações autoimunes e inflamatórias, a tumores.
São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.
A acne, por exemplo, é uma inflamação da pele que acomete com frequência os jovens. Além de gerar lesões na face, pode acometer outras áreas do corpo. Pode também acometer mulheres em idade adulta, quando a denominamos de "acne da mulher adulta". Neste caso, pode estar associada a fatores hormonais. Em qualquer idade, a acne pode causar grande transtorno na vida do paciente, além de ocasionar em determinados casos, cicatrizes de difícil manejo.
Outra doença que causa preocupação é o vitiligo. Trata-se de uma doença autoimune, ligada a estresse emocional em que ocorre morte dos melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento na pele. Clinicamente observa-se o surgimento súbito de manchas claras na pele, sem sintomas associados. O tratamento e o prognóstico devem ser avaliados em cada caso pelo dermatologista.
A psoríase também é considerada outra doença de pele com forte influência de fatores emocionais como estresse, ansiedade, perdas familiares e mudanças no ambiente de trabalho. Muitas vezes existe história familiar, porém, podem surgir casos isolados. A psoríase tem tratamento e é sempre interessante que haja investigação de doenças do metabolismo que podem estar associadas em alguns casos.
Por fim, não devemos nos esquecer dos tumores de pele. De modo didático, dividimos os tumores de pele em melanoma e não melanoma. Todos são considerados malignos por definição, mas apresentam quadros clínicos distintos. A melhor forma de prevenir os cânceres de pele é evitar a exposição excessiva à radiação solar, principalmente durante a infância, mas também ao longo de toda a vida. Queimaduras de pele são extremamente danosas ao DNA das células da pele e podem aumentar o risco de câncer cutâneo. O diagnóstico idealmente deve ser precoce. Pessoas com história pessoal ou familiar (parentes de primeiro grau) de melanoma, pacientes com “feridas” na pele que não cicatrizam e/ou com sangramento espontâneo devem ficar atentos e realizar avaliação com dermatologista. Por isso, recomenda-se periodicamente o exame físico completo, visando detectar precocemente esses tumores.
doenças dos cabelos

Assim como a pele, o cabelo também precisa de cuidados especiais. As queixas referentes aos cabelos são comuns nos consultórios médicos, uma vez que preocupam bastante os pacientes. A queda de cabelo é, sem dúvida, a principal queixa referida e pode afetar tanto os homens, quanto as mulheres.
Muitos são os fatores que determinam a saúde dos fios. Dentre eles, a genética, alimentação, uso de medicamentos, estresse emocional, procedimentos cirúrgicos, pós-parto, infecções, doenças endocrinológicas e reumatológicas podem determinar maior tendência à queda dos cabelos. A calvície, chamada pelos médicos de alopecia androgenética, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada e frequente na população. Pode iniciar-se na adolescência e evolui progressivamente ao longo dos anos. Afeta homens e mulheres, porém costuma ser mais intensa nos homens.
O estímulo hormonal é importante nesse tipo de alopecia e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos. Desse modo, para esse tipo de alopecia, não se observa uma queda exagerada dos fios, mas sim um afinamento e diminuição da densidade progressiva dos cabelos. No homem o problema tende a concentrar-se no topo do couro cabeludo. Já na mulher o acometimento costuma ser mais difuso.
Outro tipo de queda de cabelo comum é o chamado eflúvio telógeno, em que se percebe a queda súbita e intensa dos fios. Trata-se de um tipo de alopecia que pode ter diversas causas envolvidas. Isso deve ser avaliado pelo médico dermatologista através de uma boa investigação da história dos pacientes, incluindo hábitos alimentares, uso de medicações e histórico de cirurgias recentes, a fim de definir os fatores envolvidos em cada caso.
As queixas referentes ao couro cabeludo também merecem atenção, pois são muito comuns. Dentre elas, a dermatite seborreica, popularmente chamada de caspa, é uma doença de caráter crônico e inflamatório, não contagiosa, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Atualmente, há inúmeras opções de tratamentos tópicos, como xampus e loções capilares para o controle da dermatite. Apesar de comum, ela deve ser tratada com atenção para que o paciente tenha sempre o couro cabeludo limpo e saudável, evitando assim o mal-estar associado à coceira, restrição ao uso de roupas escuras e também complicações como a queda de cabelo pelo processo inflamatório persistente do couro cabeludo.
Diante de tantas causas de queda de cabelo, o tratamento e acompanhamento com médico dermatologista é a opção mais segura, pois é necessário o diagnóstico correto da doença a ser tratada. As opções terapêuticas variam desde medicamentos tópicos e orais já consagrados, a outros de eficácia comprovada recentemente.
A queda de cabelo ainda é uma queixa frequente e que gera grande impacto na vida dos pacientes. Entretanto, nos últimos anos, os avanços da tecnologia têm possibilitado o surgimento de novos procedimentos complementares, como mesoterapia, com resultados promissores.
doenças das unhas

As queixas relativas às unhas são muito frequentes nos consultórios dermatológicos. É comum que o paciente se queixe de micose nas unhas (onicomicose) ou que essas estão frágeis e quebradiças. Diversos são os fatores que podem influenciar na coloração, textura e resistência das unhas. Entre esses fatores estão o uso de sapatos fechados, deficiência de vitaminas, doenças sistêmicas (renais, pulmonares e cardíacas), contato com água e produtos de limpeza, além do uso frequente de alicates para remover cutículas.
A onicomicose é, sem dúvida, a principal causa de alteração ungueal vista no consultório. Acomete tanto com as unhas dos pés, quanto com as das mãos, e são raras na infância. Geralmente, a unha se torna mais espessa, podendo haver mudança na coloração e na forma. Em geral, as onicomicoses requerem um tratamento prolongado, uma vez que a unha, especialmente as dos pés, demora a crescer até eliminar a área afetada. Em alguns casos, são necessários exames micológicos para confirmar a presença e o tipo específico de fungo na lâmina ungueal.
Uma queixa importante relativa às unhas é a onicocriptose, conhecida popularmente como "unha encravada" que é uma inflamação causada pelo crescimento de parte desta estrutura em direção à pele, provocando lesão da mesma.
A forma correta de cortar as unhas é o corte reto, sem arredondar os cantos. Além disso, outros fatores, como sapatos apertados e anormalidades na forma da unha podem favorecer o encravamento. Caso o quadro seja muito inicial, o tratamento da onicocriptose pode ser feito com medicamentos por via oral ou local, sem a necessidade de cirurgia. Em casos mais extensos, a intervenção cirúrgica é a opção ideal. A extração completa da unha deve ser evitada, pois ela, certamente, encravará de novo quando crescer. Há diversas técnicas e cada caso deve ser estudado em particular para que seja indicada a melhor opção de cirurgia. Para bons resultados dos tratamentos ungueais é imprescindível que o paciente siga as orientações médicas corretamente e tenho disciplina na execução da terapêutica.
limpeza de pele

A limpeza de pele ou extração de comedões é um procedimento que colabora com o tratamento de quadros de acne com diferentes graus de intensidade. Esse procedimento não é exclusivo daqueles que estão em tratamento para acne inflamatória, podendo ser realizado por aqueles que apresentam apenas os comedões, mais conhecidos como "cravos". O procedimento deve ser realizado por um profissional treinado e visa a obtenção de uma melhora global na qualidade da pele. Para maiores informações a respeito do procedimento, entre em contato conosco.