Preenchimento

O preenchimento cutâneo é uma técnica empregada por meio da injeção de substâncias sob a área a ser tratada com o intuito de harmonizar o rosto. Os principais objetivos dos preenchedores são repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. São indicados para sulcos, como o sulco nasogeniano, conhecido como “bigode chinês”, “linhas de marionete”, contorno e volume dos lábios, elevação do ângulo da boca, sulco lacrimal (olheiras), contorno mandibular e cicatrizes deprimidas. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje. Por ser uma substância presente em nosso organismo, o ácido hialurônico apresenta menor risco de reações, máxima segurança e resultados bastante naturais. A aplicação desse produto resulta em volumização e projeção.

Esse tratamento pode ser realizado naqueles pacientes que queixam-se de sinais de envelhecimento gradual, o qual resulta em perda de sustentação ao longo dos anos, ou naqueles que, apesar de não terem sofrido o efeito da idade, percebem alguma característica que as incomoda.

O preenchimento labial consiste na aplicação do ácido hialurônico nos lábios, visando volumizar, projetar e/ou melhorar o contorno dos mesmos. Em alguns casos, utilizamos o preenchimento para corrigir assimetrias ou simplesmente para harmonização das proporções entre os lábios superior e inferior. Costuma-se ver diariamente na mídia casos de pessoas que aplicam grande quantidade de volumizadores nos lábios, gerando resultados exagerados. Entretanto, é possível fazer o preenchimento labial de modo natural e até mesmo imperceptível.

Considera-se a técnica segura e é possível voltar rapidamente às atividades de rotina. O procedimento é bem tolerado, porém, por tratar-se de uma área muito vascularizada, pode haver pontos roxos (equimoses) que duram poucos dias e são disfarçados com maquiagem.

O preenchimento malar é a aplicação do ácido hialurônico na região logo acima das bochechas (“maçãs” do rosto). Ao injetar o ácido hialurônico nessa área há melhor sustentação do terço médio da face, suavizando o sulco nasolabial. Além disso, projetando essa região, que é fundamental no rosto feminino, valorizamos e embelezamos a face de modo integral. O preenchimento do malar também pode corrigir sulcos que surgem com a idade. É comum lançarmos mão desse tipo de abordagem após grandes perdas de peso (pós-cirurgia bariátrica) ou em esportistas (com perda de gordura facial).

O preenchimento do sulco nasogeniano é o mais comumente solicitado pelos pacientes. Ele consiste na aplicação do produto ao longo do denominado “bigode chinês”. O tratamento dessa região suaviza esse sulco que incomoda diversas pessoas. Assim como no preenchimento labial, pode haver equimoses, que podem ser disfarçadas com maquiagem.

Outro preenchimento interessante é aquele realizado nas têmporas, com a finalidade de suavizar a perda óssea comum nessa região e mais notada em pacientes com baixo índice de massa corpórea.

O tratamento do contorno facial com ácido hialurônico também é possível. Aplica-se o produto ao longo do contorno da mandíbula com a finalidade de definir melhor os limites entre a face e o pescoço. Esse preenchimento é interessante tanto para homens, quanto para mulheres. Porém, nos homens, ressaltam-se pontos diferentes que os das mulheres.

A aplicação do ácido hialurônico para preenchimento facial é um procedimento que deve ser realizado por médicos dermatologistas treinados. Trata-se de um tratamento seguro, desde que o profissional conheça a anatomia facial. Os preenchedores podem ser realizados em combinação com outros procedimentos para melhorar o resultado final, como o uso de toxina botulínica, lasers e peelings.

É considerado seguro desde que o profissional conheça a anatomia facial e, mais do que isso, tenha conhecimento técnico para identificar possíveis efeitos adversos e, assim, estar apto para corrigi-los. Trata-se de um tratamento consagrado que previne o envelhecimento facial. A melhora costuma ser altamente gratificante e o resultado pode ser bastante natural.

Tratamentos combinados como preenchimento, lasers e peelings podem levar a melhores resultados e maior duração dos efeitos, além de auxiliar na prevenção da formação de novas linhas e rugas.