O Carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano. Independente da programação de cada pessoa, sempre saímos um pouco da rotina nesse período, ainda mais em cidades tropicais como o Rio de Janeiro. É sempre importante se planejar para evitar alguns problemas durante a folia. Confira agora quais cuidados com a pele no Carnaval você deve ter.
Um contratempo importante são as queimaduras solares. Após exposição ao ar livre, seja em dias ensolarados ou no famoso mormaço, é comum haver vermelhidão nas áreas expostas ao sol. Em algumas horas, o paciente percebe a vermelhidão e queimação nos braços, ombros, face e até mesmo no couro cabeludo. Isso pode trazer grande desconforto na pele e sensação de mal-estar geral. O tratamento das queimaduras solares requer uma consulta ao dermatologista. A longo prazo, as queimaduras solares, mesmo quando eventuais, podem significar um maior risco de câncer de pele e fotoenvelhecimento para o paciente.
Por isso, é importante que o folião se proteja durante a semana do Carnaval. É fundamental o uso de proteção individual, como óculos de sol, protetores solares e chapéus. O protetor ou filtro solar deve ter fator maior ou igual a 30 e deve ser reaplicado a cada três horas, sempre que a pessoa entrar na água ou em caso de sudorese excessiva. Nunca devemos economizar na quantidade de filtro solar. É muito comum passarmos pouca quantidade a fim de não termos a sensação de pele “melada” ou oleosa. Trata-se de uma armadilha na fotoproteção, visto que isso nos leva a crer que estamos protegidos, mas no fundo estaremos nos protegendo aquém do necessário.
Outro ponto importante é evitar a desidratação, principalmente entre as crianças. Em função das longas horas nos blocos ou nas praias, é comum deixarmos de beber água. Por ser uma época particularmente quente na cidade do Rio de Janeiro, é fundamental se hidratar. Além das longas horas de exposição ao Sol, o consumo de bebidas alcoólicas também pode contribuir para um maior risco de desidratação.
As longas horas no calor também podem resultar em assaduras na região das coxas. O uso de shorts para reduzir o atrito entre as pernas pode ser útil para evitar essa sensação desagradável. Por fim, em caso de uso de ácidos na face, vale a pena consultar seu dermatologista para avaliar se há necessidade de suspensão dos mesmos durante o Carnaval.