Sculptra e Radiesse

Sculptra® é um tratamento realizado com o ácido poli-L-lático, que funciona como bioestimulador da produção de colágeno. Ele pode ser aplicado na face e em outras áreas do corpo como abdômen, braços, glúteos, face interna dos braços e coxas. Os principais objetivos são repor o volume da face perdido com o envelhecimento, amenizando concavidades, sulcos e marcas de expressão, melhorando seus contornos e formas, além de tratar flacidez e celulite. O tratamento é feito em três sessões com intervalos de 30 a 45 dias.

Esse procedimento é contraindicado para gestantes ou pacientes com alguma infecção cutânea próxima à região escolhida para injeção. A aplicação do produto é feita nas camadas mais profundas da pele e, logo após, pode haver um inchaço na área que foi tratada, porém transitório. É possível voltar às atividades normais imediatamente após a aplicação. A melhora da firmeza, das rugas e da qualidade da pele já pode ser observada cerca de 45 dias após a primeira sessão e progressivamente a cada nova aplicação. A duração do efeito, em média, é de dois anos.

Radiesse® é um injetável estéril e biodegradável, com efeito preenchedor, composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. É utilizado para repor o volume perdido em áreas específicas da face e dorso das mãos. Como parte do processo de envelhecimento, o colágeno presente na pele diminui. Essa perda de volume e elasticidade resulta em rugas profundas, perda do contorno e frouxidão da pele. Os componentes do Radiesse® estimulam a síntese natural de colágeno da pele e, diante desta ação, ela pode readquirir elasticidade, firmeza (efeito lifting) e melhora da sua qualidade.

Classicamente, o Radiesse® é indicado para a melhora de rugas profundas do sulco nasolabial, popularmente chamado de “bigode chinês”, sulco mentolabial (as famosas “linhas de marionete”), contorno do ângulo da mandíbula e perda de volume no dorso das mãos.

As mãos podem demonstrar os primeiros sinais de envelhecimento. Deste modo, o preenchimento com hidroxiapatita de cálcio ajuda a restaurar a perda de volume desta área, reduzindo a aparência de tendões e veias e proporcionando, assim, resultados naturais e suaves.

Com o uso prévio de anestesia tópica, o procedimento em geral é bem tolerado e é injetado nas camadas mais profundas da pele por agulhas ou cânulas delicadas. Apresenta efeito imediato após a aplicação, mas, graças à ação indutora de colágeno do Radiesse®, os resultados são ainda melhores com o passar das semanas e meses. Logo após o procedimento, pode haver um inchaço, vermelhidão e áreas arroxeadas (equimose) no local tratado, mas isso involui em poucos dias.

É possível voltar às suas atividades normais imediatamente após a aplicação. Após uma única sessão, vemos respostas bastante surpreendentes e que deixam o paciente satisfeito. Entretanto, apesar de resultados duradouros (superior a um ano), esses não são permanentes.