Drug Delivery

A camada mais superficial da pele chama-se estrato córneo e é uma barreira natural protetora contra agentes externos. Quando utilizamos um medicamento na forma de creme ou pomada, este tem ação local. Caso a doença a ser tratada precise atingir as camadas mais profundas da pele (derme), em geral, um creme ou pomada não será o suficiente para o completo sucesso do tratamento, pois bem menos de 1% irá conseguir penetrar nessas camadas. Drug Delivery é uma técnica que vem sendo muito utilizada por médicos dermatologistas para tratamentos estéticos e objetiva facilitar a penetração de medicamentos (substâncias ativas) diretamente na derme. Isso, sem dúvida, permite maior resposta ao tratamento.

O Drug Delivery pode ser feito na face e no corpo e está indicado para tratar alguns tipos de manchas (melasma), rugas, estrias, cicatrizes e até flacidez. Nos últimos anos, o uso dessa técnica para o tratamento de calvície vem apresentando respostas surpreendentes.

Esse procedimento utiliza fatores de crescimento e fortalecimento capilar e devem ser escolhidos pelo dermatologista, de acordo com a necessidade de cada paciente. Vale reforçar que o uso associado dos tratamentos consagrados para calvície são essenciais para o sucesso terapêutico final.

Essa técnica pode ser realizada através do microagulhamento (cilindro giratório com agulhas muito finas, conhecido como “roller”) ou com laser fracionado não ablativo. O dermatologista irá decidir qual o melhor método a ser utilizado. Ambas as formas fazem microperfurações no estrato córneo, o que facilita maior penetração dos medicamentos em camadas mais profundas da pele.

Pacientes que possuem algum distúrbio hemorrágico, diabetes mellitus não controlada e sinais de infecção cutânea próximos a área a ser tratada não podem realizar o procedimento. É sempre importante observar se o material utilizado é estéril. O tratamento deve ser realizado em consultório médico com todos os cuidados de assepsia. Após o procedimento, é comum edema e vermelhidão local, mas a maioria dos pacientes pode voltar às suas atividades laborais em poucos dias. O tipo de medicação a ser utilizada como Drug Delivery e número de sessões depende de cada caso e deve seguir os protocolos estabelecidos.