
A dermatoscopia é um procedimento realizado por um médico dermatologista a fim de observar com maior clareza as mais variadas lesões de pele, com destaque para lesões pigmentadas, popularmente chamadas de “pintas”. Trata-se de um exame complementar não invasivo, que utiliza um conjunto de lentes com capacidade de aumento para visualizar estruturas cutâneas não visíveis a olho nu.
A grande função da dermatoscopia é tentar identificar precocemente o melanoma, um câncer de pele maligno que pode ter desfecho fatal caso seu diagnóstico seja tardio. Esse exame é particularmente recomendado para paciente com múltiplas pintas no corpo, com história pessoal de câncer de pele, sobretudo o melanoma, e para aqueles que já tiveram familiares de primeiro grau diagnosticados com esse tipo de tumor.
Existem dicas clínicas que sugerem o diagnóstico do melanoma, que são:
- A: assimetria,
 - B: bordas irregulares,
 - C: variação de cor,
 - D: diâmetro > 0,6 cm.
 
Porém, se desejamos fazer um diagnóstico precoce, devemos lançar mão de ferramentas complementares, sempre aliadas ao exame físico completo. Assim, com o passar dos anos, foram determinados alguns padrões dermatoscópicos que ajudam a diferenciar as lesões benignas das malignas.
O médico dermatologista treinado consegue, com esse aparelho, observar padrões individuais de cada lesão, podendo então distinguir aquelas de maior ou menor aspecto de gravidade, reduzindo assim o número de procedimentos cirúrgicos (biópsias) desnecessários. A dermatoscopia permite ainda a comparação evolutiva das pintas ao longo do tempo. Caso haja crescimento ou mudança de padrão, pode ser necessária a biópsia para análise anatomopatológica da mesma.
Os aparelhos manuais, mais comumente utilizados são leves, portáteis e produzem imagens com um aumento de 10x. Os dermatoscópios digitais funcionam acoplados a um computador, facilitando a visualização concomitante do exame por diversos médicos, além de permitir o registro das imagens para acompanhamento. Sem dúvida, a dermatoscopia é um método que vem se consagrando na prática dermatológica e é amplamente estudado nos dias de hoje.
